Como tirar o visto americano? Passo a Passo

Como vocês devem saber, em agosto, embarco para um Intercâmbio para os Estados Unidos. Para isso, como toda pessoa brasileira, precisei tirar o meu visto americano. E sempre é aquela mesma saga: e agora? Ferrou, vão negar meu visto. Acomode-se na cadeira e leia o post, porque também estava com esse mesmo pensamento. Bora lá?

visto americano

O primeiro passo é preencher aquele formulário DS-160 no site do Consulado Americano. Tenha muito cuidado na hora de preenchê-lo, pois é com base nele que será feita a sua entrevista. Ele é em inglês, mas não se assuste se você não tem tanta prática com o idioma. Na parte superior do site, há uma opção para mudá-lo para o português. Feito isso, toda vez que passar o cursor do mouse em cima de alguma palavra, irá mostrar a tradução. Preciso preencher tudo em inglês? Não, não precisa. Basta responder em português tudo certinho que estará ok! Na hora de preencher o DS, atente-se ao local do visto. Não coloque a cidade onde mora e sim, a cidade na qual fará o visto. Se você morar na mesma cidade do Consulado, ótimo! Parece ser um errinho bobo, mas é muito comum.

Depois do preenchimento do DS-160, é hora de pagar a taxa e agendar a entrevista para o Visto Americano.

No meu caso, era um visto para Au Pair. Como a minha situação não era das melhores (formada, sem grande vínculo no Brasil), e, levando em consideração a atual crise do país, optei por fazer com uma despachante. Por já estar num turbilhão de emoções, achei melhor contatar uma pessoa responsável por isso. Foi a Cia. dos Vistos, aqui em Florianópolis. A despachante sempre foi muito solícita, me deixando à vontade para questioná-la sobre qualquer dúvida que viesse a ter. Por estar próxima a ela, vi algumas dicas legais que gostaria de repassar a vocês.

Visto

Exemplo de Visto Americano

São duas etapas para a retirada do Visto Americano. Uma no Centro de Atendimento ao Solicitante (CASV) e outra no Consulado Americano (Entrevista).

No CASV, eles tiram uma foto sua. Mas é sempre bom levar uma extra 5×7. Já pensou se o sistema cai e você precisa tirar uma foto nessas gráficas exploradoras perto do CASV? Além disso, você vai tirar a sua digital. Documentos necessários para o CASV:

  1. Passaporte;
  2. Página de confirmação do Formulário DS-160;
  3. Confirmação da taxa de pagamento do visto;
  4. RG/CPF;
  5. Documentos exigidos para qualquer tipo de intercâmbio, como DS-2019 (Au Pair).

No Consulado Americano, na Entrevista, são solicitados os seguintes documentos:

  1. Passaporte válido por pelo menos 6 meses além do período de estadia nos Estados Unidos;
  2. Passaporte anterior contendo o último visto dos Estados Unidos (se existir);
  3. Página de confirmação do Formulário DS-160;
  4. RG/CPF;
  5. Formulários adicionais para qualquer tipo de Intercâmbio, como o DS-2019 e a Taxa SEVIS (se aplicável);
  6. Além dos obrigatórios, é interessante levar documentos que comprovem a sua morada aqui no Brasil: comprovação de renda e de bens (carro, casa, terreno); extrato bancário dos últimos 3 meses; carteira de trabalho; carta custeio (se outra pessoa custear a sua viagem, por exemplo, pais). Ah! Se não tiver casa no seu nome, leve o comprovante no nome do responsável e uma cópia da identidade do mesmo. Se estiver estudando, leve histórico escolar.

Se tudo ocorrer bem, não pedirão documentos extras. No dia da entrevista, eles já conseguem identificar, pela conversa, a sua intenção. Então, mostre-se convicto de suas respostas.

Se você não for de São Paulo (e a sua entrevista for lá), recomendo ficar no Hotel Ibis Budget, porque essa hospedagem é bem perto do Consulado Americano (ou em qualquer outro hotel/hostel perto). Dá em torno de 10 a 15 minutos de caminhada. A recepção é bem solícita em mostrar o caminho, porque muitos hóspedes ficam ali justamente pela localização do Consulado. Não é muito vantajoso ficar tão perto do CASV, porque lá é rápido e não é o local da sua entrevista. Priorize onde será a sua entrevista! 🙂

No vídeo abaixo, comento um pouco mais sobre a minha experiência com o Consulado Americano e dou dicas de como se portar na hora da Entrevista. Se tiver interesse, basta clicar nele, ok?